Home Ficção

A DONA DA HISTÓRIA

Rio de Janeiro, 1968. Quando tinha 18 anos Carolina (Débora Falabella) conhece o grande amor da sua vida, Luís Cláudio (Rodrigo Santoro), seu primeiro e único namorado, com quem se casa. Quando ela tinha 55 anos, com os quatro filhos já crescidos, eles pretendem vender o apartamento em que vivem, morar num apart-hotel e viajar. Por ele a viagem dos sonhos seria Cuba, mas ela sempre quis conhecer Paris. No decorrer da venda do imóvel acontecem pequenos conflitos, pois Carolina (Marieta Severo) passa a crer que o amor que tinham um pelo outro acabara e propõe a Luís (Antônio Fagundes) terminarem o casamento. Ele, por sua vez, retruca dizendo que é mais uma discussão passageira. O imóvel é vendido. Os dois pegam o elevador do prédio e, antes de cada um ir para um canto, Luís insiste que deveriam viajar e entrega a Carolina uma passagem aérea, que ela não dá importância. Ela vai tomar um banho e então começa um grande momento de reflexão, no qual “se encontra” com a jovem Carolina, ou seja, ela mesma, e começa a pensar como teria sido sua vida se, no dia que Luís a pediu em casamento, ela tivesse dito não. Através de um confronto e diálogo com a jovem que foi aos 18 anos, ela revive os sonhos do passado e as possibilidades de ter seguido outros rumos e conhecido outros amores. Na maturidade Carolina viverá plenamente o privilégio de rever a sua própria história e se reencontrar no que foi, no que não foi e no que poderia ter sido, ao lado ou longe do grande amor de sua vida.

Trailer

Ficha técnica

Duração: 90 minutos.
Ano de Produção: 2004.
produção: Daniel Filho por Lereby Produções, Globo Filmes e Miravista.

Indicados

Direção: Daniel Filho por Lereby Produções, Globo Filmes e Miravista.
atrizes indicadas: Débora Falabella como Carolina jovem, Marieta Severo como Carolina Antonio Fagundes como Luis Cláudio.
atores indicados: Rodrigo Santoro como Luis Cláudio jovem; Antônio Fagundes como Luis Cláudio.
atrizes coadjuvantes indicadas: Fernanda Lima como Maria Helena jovem; Giulia Gam como mãe de Carolina jovem; Renata Sorrah como Maria Helena.
atores coadjuvantes indicados: Daniel Oliveira como Paulinho Oliveira jovem; Marcos Oliveira como Nicolau; Rodrigo Penna como Nicolau jovem.
roteiro adaptado: João Falcão, João Emanuel Carneiro e Daniel Filho, baseado em peça teatral “A Dona da História” de João Falcão.
direção de fotografia: José Roberto Eliezer, ABC.
direção de arte: Clóvis Bueno.
figurino: Bia Salgado.
maquiagem: Lu de Moraes.
montagem: Felipe Lacerda.
som direto: Zezé D’alice.
edição sonora: Miriam Biderman, ABC.
mixagem: Davi Miranda.
trilha sonora: DJ Memê.

Fotos