Home Ficção

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

O vencedor do Prêmio Nobel de literatura, José Saramago, e o aclamado diretor Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel, Cidade de Deus) nos trazem a comovente história sobre a humanidade em meio à epidemia de uma misteriosa cegueira. É uma investigação corajosa da natureza, tanto a boa como a má – sentimentos humanos como egoísmo, oportunismo e indiferença, mas também a capacidade de nos compadecermos, de amarmos e de perseverarmos.

O filme começa num ritmo acelerado, com um homem que perde a visão de um instante para o outro enquanto dirige de casa para o trabalho e que mergulha em uma espécie de névoa leitosa assustadora. Uma a uma, cada pessoa com quem ele encontra – sua esposa, seu médico, até mesmo o aparentemente bom samaritano que lhe oferece carona para casa terá o mesmo destino. À medida que a doença se espalha, o pânico e a paranóia contagiam a cidade. As novas vítimas da “cegueira branca” são cercadas e colocadas em quarentena num hospício caindo aos pedaços, onde qualquer semelhança com a vida cotidiana começa a desaparecer.

Dentro do hospital isolado, no entanto, há uma testemunha ocular secreta: uma mulher (JULIANNE MOORE, quatro vezes indicada ao Oscar) que não foi contagiada, mas finge estar cega para ficar ao lado de seu amado marido (MARK RUFFALO). Armada com uma coragem cada vez maior, ela será a líder de uma improvisada família de sete pessoas que sai em uma jornada, atravessando o horror e o amor, a depravação e a incerteza, com o objetivo de fugir do hospital e seguir pela cidade devastada, onde eles buscam uma esperança.

Trailer

Ficha técnica

Duração: 128 minutos.
Ano de Produção: 2008.
Produção: Niv Fichman por Rhombus Media, Andréa Barata Ribeiro por O2 Filmes, Sonoko Sakai por BeeVine.
Distribuidora: Fox Films do Brasil.

Indicados

Direção: Fernando Meirelles.
Atrizes indicadas: Julianne Moore como Mulher do médico.
Atores indicados: Mark Ruffalo como Médico.
Atrizes coadjuvantes indicadas: Alice Braga como Mulher de óculos escuros, Yoshino Kimura como Mulher do primeiro homem cego.
Atores coadjuvantes indicados: Danny Glover como Velho da venda preta, Gael García Bernal como Rei da ala III, Yusuke Iseya como Primeiro homem cego.
Roteiro adaptado: Don Mckellar. Adaptado do livro homônimo de José Saramago.
Direção de fotografia: César Charlone, ABC.
Direção de arte: Tule Peake.
Figurino: Renée April.
Maquiagem: Micheline Trépanier.
Efeitos visuais: Tamis Lustre, Renato Tilhe, André Waller e Ricardo Gorodetcki.
Montagem: Daniel Rezende.
Som direto: Guilherme Ayrosa.
Edição sonora: Alessandro Laroca e David Mccallum.
Mixagem: Lou Solakofski e Armando Torres Jr..
Trilha sonora original: Marco Antônio Guimarães e Uakti.

Fotos