Home Ficção

ERA UMA VEZ

Era uma vez… conta a história de amor entre dois jovens que vivem realidades bem distintas. Morador da favela do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul, Dé descobriu cedo as dificuldades de vencer na vida de forma honesta, cercado pelas armadilhas do crime. Filho da empregada doméstica, Bernadete, e abandonado pelo pai, ele assistiu a um traficante matar seu irmão Beto. Em seguida, seu irmão mais velho, Carlão, é obrigado pelos bandidos a se exilar da favela e acaba preso ao ser confundido com marginais em meio a um arrastão na praia. Apesar de tantos contratempos, Dé mantém sua dignidade. Trabalhador, vende cachorro-quente num quiosque na praia. É dali, de trás do balcão, que observa Nina, filha única de uma família rica que mora na Vieira Souto, avenida em frente à Praia de Ipanema.

Os dois se conhecem na praia e acabam se apaixonando. Juntos, experimentam as alegrias, emoções e dificuldades de viver um amor tão grande quanto improvável. Porém, são alvo de críticas e preconceitos velados. Dé e Nina são o retrato da intolerância e dos abismos sociais que separam brasileiros não apenas no Rio, mas em cidades de todo o país e do mundo.

Trailer

Ficha técnica

Duração: 80 minutos.
Ano de Produção: 2007.
Produção: Breno Silveira e Pedro Buarque de Hollanda por Conspiração Filmes.
Distribuidora: Sony Pictures.

Indicados

Direção: Breno Silveira.
Atrizes indicadas: Vitória Frate como Nina.
Atores indicados: Thiago Martins como Dé.
Atrizes coadjuvantes indicadas: Cyria Coentro como Bernadete, Luana Schneider como Cacau.
Atores coadjuvantes indicados: Paulo César Grande como Evandro, Rocco Pitanga como Carlão, Rodrigo Costa como Dé Pequeno.
Roteiro original: Patrícia Andrade.
Direção de fotografia: Dudu Miranda e Paulo Souza.
Direção de arte: Rafael Ronconi.
Figurino: Cláudia Kopke.
Maquiagem: Martín Macias Trujillo.
Montagem: Eduardo Hartung.
Som direto: Renato Calaça e Valéria Ferro.
Edição sonora: Alessandro Laroca.
Mixagem: Armando Torres Jr..
Trilha sonora original: Berna Ceppas.

Fotos