Home Ficção

MARÉ, NOSSA HISTÓRIA DE AMOR

Analídia (Cristina Lago) é filha de um dos chefes do tráfico. Jonathan (Vinicius D’Black) é irmão do chefe da facção rival. Separados pelo apartheid das drogas, eles encontram no grupo de dança da comunidade, dirigido por Fernanda (Marisa Orth) , um refúgio para o sonho. Livremente inspirada em Romeu e Julieta, a história é um resgate da nossa extrema musicalidade, da atualidade da nossa dança contemporânea e dessa estranha mistura que encontramos hoje nas favelas, onde a violência convive com inúmeras possibilidades artísticas.

Jonatha é MC da comunidade e seu sonho é gravar um CD. Dividido entre os irmãos mais velhos _ Paulo (Flávio Bauraqui), idealista, trabalhador e amante do samba, e Dudu (Babu Santana), irmão adotado, chefe de uma das facções que comandam o tráfico na favela, ele vive o dilema de aceitar ou não a ajuda deste último, que promete financiar sua carreira com o dinheiro das drogas.

A chegada de Analídia, com sua mãe (Elisa Lucinda), à favela irá alterar sua rotina. Mandadas à Maré, depois da prisão do pai de Analídia, elas ficarão ali sob proteção de Bê (Jefchander Lucas), primo de Analídia, e chefe do bando que se opõe ao de Dudu.

Será no grupo de dança, patrocinado por uma ONG, e coordenado por Fernanda, uma ex-bailarina, que Analídia e Jonatha poderão se encontrar. Terreno neutro da favela, o galpão de ensaios do grupo é o único espaço onde moradores de localidades ocupadas por poderes opostos da guerra do tráfico podem conviver em harmonia.

O galpão e a dança é uma possibilidade para todos de sair da violência cotidiana, exercendo um poder de atração até mesmo para Anjo (Anjo Lopes), que pertence ao bando do Bê.

Fernanda acredita que com seu trabalho pode criar uma verdadeira companhia de dança. Mas aos poucos se envolve com os personagens e as diferentes facções que dominam a comunidade. Impressionada com a determinação de Analídia e Jonatha de levar adiante o amor, apesar dos riscos e da pressão de ambos os lados, tentará ajudá-los. Mas o plano vai ficando cada vez mais difícil diante da violência crescente na Maré.

Trailer

Ficha técnica

Duração: 105 minutos.
Ano de Produção: 2007.
Produção: Luis Vidal, Branca Murat e Daniel Lion por Taiga Filmes.
Distribuidora: Filmes do Estação.

Indicados

Direção: Lúcia Murat.
Atrizes indicadas: Cristina Lago como Analídia.
Atores indicados: Vinícius D’Black como Jonatha.
Atrizes coadjuvantes indicadas: Marisa Orth como Fernanda.
Atores coadjuvantes indicados: Anjo Lopes como Anjo, Babu Santana como Dudu, Jefchander Lucas como Bê.
Roteiro original: Lúcia Murat e Paulo Lins.
Direção de fotografia: Lúcio Kodato.
Direção de arte: Gringo Cardia.
Figurino: Inês Salgado.
Maquiagem: Martin Macias Trujillo e Sidney Oliveira.
Montagem: Mair Tavares e Júlia Murat.
Som direto: José Moreau Louzeiro e Paulo Ricardo.
Edição sonora: Simone Petrillo.
Mixagem: Emmanuel Croset.
Trilha sonora original: Fernando Moura e Marcos Suzano.

Fotos