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Prêmio Especial de Preservação 2017

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CINEMATECA BRASILEIRA

“Quando obras cinematográficas desaparecem, a perda é enorme. De início, perdemos
um pedaço importante da nossa memória cultural, já que o valor de um filme, com o
correr dos anos, muitas vezes ultrapassa a qualidade artística que porventura tenha tido
na época em que foi feito, e passa a ser também um importante instrumento de nossa
história e nossa identidade cultural”.
As palavras de Myrna Silveira Brandão, do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro,
sintetizam a importância da preservação dos filmes. Estima-se que mais de 90% de toda a
produção brasileira do período silencioso, por exemplo, tenha se perdido para sempre.
Completando 70 anos em 2017, a Cinemateca Brasileira tem realizado um trabalho
sistemático, consistente e absolutamente essencial para a preservação e restauração dos
filmes brasileiros.
A origem da Cinemateca Brasileira remonta à criação, em 7 de outubro de 1946, do
Segundo Clube de Cinema de São Paulo, que nasceu com o objetivo de estimular o estudo,
a defesa e o desenvolvimento da arte cinematográfica no Brasil. Em setembro de 1947,
por intermédio de Paulo Emílio Salles Gomes – nome fundamental da crítica, da
historiografia e da luta pela preservação de filmes no país –, o Segundo Clube se filiou à
Federação Internacional dos Clubes de Cinema.
Em março de 1949, o recém-criado Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Clube
estabeleceram um acordo para criação da Filmoteca do MAM-SP. Em 1954, Paulo Emílio
assumiu a direção da Filmoteca como conservador-chefe, e, dois anos depois, em busca
de maior autonomia, a Filmoteca se desligou do Museu de Arte Modernaparase
transformar na Cinemateca Brasileira.
Em 1988, a prefeiturade São Paulo cedeu à instituição o espaço do antigo matadouro da
cidade, na Vila Clementino, onde, após nove anos de reformas, se instalou a sede da
Cinemateca Brasileira. Entre momentos de crise e dificuldade e outros de extrema produtividade, a Cinemateca Brasileira tem desenvolvido um trabalho contínuo e profícuo
pela preservação da memória cinematográfica do Brasil.