Home Notícias

Uma homenagem ao cinema brasileiro

O 13º grande prêmio, hoje à noite, celebrará domingos oliveira, uff e comédias de sucesso.
Fabiano Ristow | fabiano.ristow@oglobo.com.br

Há um ar de novidade na 13ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que acontece hoje, às 20h45m, no Teatro Municipal, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil. Pela primeira vez, o evento vai premiar o melhor longa de comédia. Agora, são 25 categorias para produções brasileiras, mais uma para estrangeiras.

– É claro que filme é filme, e o gênero não precisa ser destacado para ser reconhecido, mas quisemos homenagear a comédia – diz Roberto Farias, presidente da Academia Brasileira de Cinema, entidade responsável por selecionar os finalistas. – É o tipo de filme que ainda segura a bilheteria quando a produção nacional está fraca, desde os tempos da Atlântida.

De fato, três dos cinco filmes indicados – “Meu passado me condena”, “Minha mãe é uma peça” e “Mato sem cachorro” – estão na lista das dez produções nacionais de maior bilheteria do ano passado. Os outros dois são “Colegas” e “Cine Holliúdy”.

“Faroeste Caboclo”, de René Sampaio, e “Serra Pelada”, de Heitor Dhalia, lideram as indicações, com 13 cada – ironicamente, o segundo não concorre a melhor longa de ficção, categoria em que aparecem “Flores raras”, de Bruno Barreto; “O som ao redor”, de Kleber Mendonça Filho; e “Tatuagem”, de Hilton Lacerda.

Neste ano, o tradicional tributo que costuma dar o tom da premiação será ao cineasta e dramaturgo Domingos Oliveira – uma coincidência particularmente especial para o diretor teatral Ivan Sugahara. Mais uma vez encarregado da direção artística da cerimônia, Sugahara e sua companhia Os Dezequilibrados levaram aos palcos, neste ano, “Amores”, escrita por Oliveira no fim dos anos 1990.

– Ele é um pensador, um dos motores da nossa cultura. É quem melhor falou sobre o amor. É praticamente o inventor da comédia romântica no Brasil – diz Sugahara sobre o diretor de “Todas as mulheres do mundo” (1967).

A cerimônia homenageará ainda o Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

04:06:50 | 08/26/2014 | Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014 | O Globo | Segundo Caderno | BR