Homenageado do GP de 2014 – DOMINGOS OLIVEIRA
“Quem não quer trabalhar com Domingos? Quando se fala em cinema no Brasil, eu não conheço um ator ou uma atriz, que não queira se aproximar desse homem tão importante para a nossa cultura, não só cinematográfica.
Ele é um homem abrangente. Ele é um homem também muito especial.
Eu não conheço, também, nenhum outro cineasta no nosso país que fale do amor, como Domingos fala. E eu digo isso sem nenhum pudor, não vou esconder o melhor desse homem, num cinema que na relação entre homem e mulher sempre tem muito mais uma conotação de caráter social, de carência social. Não, o Domingos fala do encontro de pessoas, de contrastes nesse encontro e do reencontro.
Trabalhar com ele, nesse material, com essa temática é um privilegio, ele é um homem de extrema sensibilidade, a vida dele prova isso, o trabalho dele prova isso. Toda a capacidade que ele tem de criação ele não precisa comprovar.
Domingos é um homem que não só a partir de “Todas as Mulheres do Mundo”, mas daí para toda uma atividade extremamente personificada, nesse tipo de visão de mundo ele é inigualável.
Então, tenho orgulho, sim, de ser amiga dele, de amá-lo, de respeitá-lo, de saber exatamente o quanto ele vale para todos nós, para a nossa cultura. Não só cinematográfica, mas também como pensador.”
Fernanda Montenegro