PRÊMIO ESPECIAL DE PRESERVAÇÃO do GP 2007 / 2008
O QUE É?
Prêmio concedido pelo Conselho da Academia Brasileira de Cinema com o objetivo de dar visibilidade à urgência de protegermos as obras realizadas por aqueles que nos antecederam, a memória e a história cinematográfica brasileira.
POR QUE CONCEDER ESTE PRÊMIO?
Como é sabido, muitos organismos internacionais – o American Film Institute, por exemplo – têm colocado a preservação da memória fílmica como uma de suas principais preocupações, concedendo prêmios e estímulos que contribuem para a concretização do tema.
O Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro(CPCB), em seus 30 anos de existência, vem premiando cineastas e produtores responsáveis por obras que melhor utilizem material de arquivo preservado.
É do conhecimento de todos, no entanto, que a situação do nosso acervo cinematográfico é crítica. Muitos filmes importantes já estão irremediavelmente perdidos, como Paz e Amor, nossa primeira sátira; Coisas Nossas, nosso primeiro musical; e Acabaram-se os Otários, nosso primeiro sonoro.
O mesmo ocorreu com clássicos como Favela dos Meus Amores, de Humberto Mauro; Barro Humano, de Ademar Gonzaga e com obras inteiras de muitos pioneiros do nosso cinema. Filmes de épocas mais recentes, como alguns do Cinema Novo e do período das chamadas chanchadas, também estão seriamente ameaçados de desaparecem prematuramente.
Somos todos testemunhas do que acontece com algumas dessas obras perdidas: elas se transformam em lenda ou passam a viver apenas no imaginário de cinéfilos e historiadores que tentam mantê-las parcialmente vivas através de fragmentos esparsos ou de algumas poucas seqüências.
E, de fotograma em fotograma, vamos perdendo, junto com eles, parte fundamental da nossa memória histórica e cultural. Acreditamos, realmente, que ações voltadas à preservação contribuem para uma maior conscientização sobre o problema e ajudam na busca de soluções para enfrentá-lo.