Home GP 2013

PRÊMIO ESPECIAL DE PRESERVAÇÃO do GP 2013 – ISMAIL XAVIER

Desde 1997, ele é membro do Conselho Consultivo da Cinemateca Brasileira, de São Paulo. Talvez, já fosse o suficiente para demonstrar o comprometimento de Ismail Xavier com a preservação da cultura audiovisual brasileira. Mas o professor vai muito, além disso. Seus trabalhos de pesquisa sobre o cinema nacional representam um papel fundamental na reflexão sobre a produção artística brasileira que se perpetua em papel nos muitos livros e artigos publicados.

O curitibano Ismail Xavier, radicado em São Paulo, estudou cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP, mesma universidade na qual concluiu, em 1975, mestrado em Teoria Literária sob a orientação de Paulo Emílio Salles Gomes e, em 1980, doutorado orientado por Antonio Cândido.  Na ocasião, Ismail já era professor da USP, mas levou suas pesquisas e seus ensinamentos para fora do país com passagens pela Universidade de Nova Iorque, Universidade de Iowa e Université Paris III – Sorbonne Nouvelle.

Os muitos laços que estabeleceu dentro e fora de aula, fizeram de Ismail Xavier um dos grandes nomes da pesquisa e da crítica da produção cinematográfica brasileira estabelecendo laços entre o passado e o presente. Através de seus livros e ensaios, Xavier revitaliza a reflexão sobre o Brasil pensado através de imagens e sons na TV e nas salas de cinema.

Mas toda essa tarefa não é cumprida apenas com trabalho. É também feita de generosidade, da capacidade de ouvir e trocar com seus parceiros: sejam professores como ele, realizadores ou alunos.