Home Documentário

O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS

Do premiado diretor de Árido Movie, Cartola e Baile Perfumado, o documentário devolve a vida a uma década esquecida da música brasileira através da história de Humberto Teixeira.
Teixeira foi um dos compositores mais prolíficos na música popular brasileira e responsável pela criação de um dos estilos mais importantes, o “Baião”. Ele foi responsável por clássicos como Adeus Maria Fulô e Asa Branca, a segunda canção mais popular no Brasil. A sua subida ao estrelato nos anos 50 foi meteórica, mas foi eclipsada pelo seu parceiro, Luiz Gonzaga, o ícone que imortalizou suas canções e tornou-as mais conhecidas na cultura brasileira.
Com a chegada da Bossa Nova, o Baião e Humberto Teixeira afundaram-se na obscuridade. Nas décadas seguintes, a sua música só era ocasionalmente registrada, por exemplo, em resposta à ditadura militar de 1964.
O documentário acompanha a filha de Humberto Teixeira, Denise Dummont, em uma viagem para aprender mais sobre seu pai. O Homem Que Engarrafava Nuvens é uma celebração da obra artística e musical de Teixeira e de sua contínua influência. Teixeira tem expressiva importância não somente através de seu trabalho como advogado lutando pela proteção de direitos autorais dos artistas no Brasil, mas também pela sua devoção à divulgação da música brasileira no resto do mundo. O documentário é uma celebração do próprio Brasil. O Baião é redescoberto agora e registrado por algumas estrelas mais vibrantes do país.

Trailer

Ficha técnica

Duração: 106 minutos.
Ano de Produção: 2008.
Produção: Denise Dummont por Good Ju-ju.
Distribuidora: Espaço Filmes.

Indicados

Direção: Lírio Ferreira.
Roteiro Original: Lírio Ferreira.
Direção de Fotografia: Walter Carvalho.
Direção de Arte: Gringo Cardia e Fabio Arruda.
Efeitos Visuais: Gringo Cardia e Fabio Arruda.
Montagem: Mair Tavares e Daniel Garcia.
Som Direto: Zezé D’Alice.
Edição Sonora: Waldir Xavier.
Mixagem: Rodrigo Noronha.
Trilha Sonora: Guto Graça Mello.

Fotos