Home Sócios Acadêmicos

Ricardo Pinto e Silva

Produtor cultural e cineasta, é fundador e dirigente da DBCA – Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual, Associação Geral de Diretores Autores Brasileiros, pioneira sociedade de gestão coletiva de direitos autorais de criadores audiovisuais brasileiros, desde 2014.

Bacharelado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo (USP), em 1983.

Em 2015 concluiu o longa-metragem documentário e a série de TV intitulados MÁRIO WALLACE SIMONSEN, ENTRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA, produzido pela Zabumba Audiovisual e Expressões Culturais, com lançamentos previstos para 2018. Finalizou o seu longa-metragem AMPARO, produzido por Fino Trato Consumação de Imagens, em 2014, baseado no romance “Nadando contra a Morte”, de Lourenço Cazarré.

Lançou em 2009 o telefilme CARRO DE PAULISTA, do qual é diretor, roteirista e produtor. Exibido pela TV Cultura.

Em 2010 realizou o longa-metragem “DORES & AMORES”, baseado no livro de Claudia Tajes, coprodução luso-brasileira, entre Filmes do Fundo (Lisboa – Portugal) e a Veredas Comunicação e Arte, cuja primeira exibição deu-se no III Festival de Cinema de Paulínia- SP .

Ricardo dirigiu ainda os longas-metragens “Querido Estranho”(2004), baseado na comédia dramática “Intensa Magia”, de Maria Adelaide Amaral e “Sua Excelência, o Candidato” (1992), adaptação da comédia de Jandira Martini e Marcos Caruso.

Ricardo Pinto e Silva exerce também as funções de roteirista, produtor executivo, assistente de direção, tendo colaborado em mais de 25 longas-metragens em sua filmografia.