Home Sócios Acadêmicos

Solange Souza Lima Moraes

Formada em Cinema pela Universidade Federal da Bahia, tem mais de 25 anos de experiência no mercado audiovisual, é uma das referências do cinema brasileiro. Coordenou a produção do primeiro longa-metragem baiano no período que marcou a volta da produção audiovisual brasileira depois da ditadura – 3 Histórias da Bahia – em 2001, produzido pela Truq Filmes e Vídeos.

Em seguida foi responsável em Salvador pela produção do filme Tieta, de Cacá Diegues, e do documentário Filhos de Ghandi, de Lula Buarque de Holanda.

Fundou a Araçá Filmes, onde foi produtora do filme Estranhos, de Paulo Alcântara, e produtora associada dos filmes Capitães da Areia, de Cecília Amado, Jardim das Folhas Sagradas, de Pola Ribeiro e Brilhante, de Conceição Senna.

Foi responsável pela produção em Salvador do videoclipe Eles Não Olham pra Nós (They Don’t Care About Us) de Michael Jackson, com direção de Spike Lee.

Hoje encontra-se às vésperas de filmar três longas: o filme Longe do Paraíso, que terá a direção de Orlando Senna; Nina, com direção de Paulo Alcântara; e A Pele Morta, que teria direção do seu marido, Geraldo da Rocha Moraes, e com o seu falecimento será dirigido pelos enteados, Bruno Torres e Denise Moraes.

Criou, junto com seu esposo, a CBDC – Centro Brasileiro Pela Diversidade Cultural, responsável por organizar o I Encontro Internacional da Diversidade Cultural, iniciativa que reuniu, em 2009, representantes de organizações culturais de mais de 40 países.
Fundadora e ex-presidente da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), Lima também foi presidenta da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD Nacional) por duas gestões. Foi Diretora de Regionalização e Descentralização da Associação de Produtores e Cineastas de Longa-Metragem do Norte-Nordeste (APCNN).

Integrou o Conselho Consultivo do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC). Também foi titular no Conselho Superior de Cinema (CSC), no Conselho Consultivo da SAV (CCS) e do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) do MinC.
Com uma estendida experiência em direção de produção e comercialização atuou na produção de diversos curtas e longas de ficção e documentários. Leva na bagagem não só o aprendizado prático de anos de produção, mas o amor e a paixão pelo cinema.