Home Ficção

TERRA VERMELHA

O suicídio de duas meninas Guarani-Kaiowá desperta sua comunidade para a necessidade de resgate de suas origens indígenas. Os índios crêem que o espírito causador do impulso suicida poderá ser controlado com a reconquista de seus espaços naturais e espirituais.

Um dos motivos do desaparecimento gradual da cultura reside no conflito gerado pela disputa de terras entre a comunidade indígena e os fazendeiros da região. Para os Kaiowás, essas terras representam um verdadeiro patrimônio espiritual. As tradições religiosas têm grande ênfase na terra – origem e fonte da vida. Assim, eles não se consideram proprietários da terra, mas parte integrante dela e acreditam que a separação que sofreram desse espaço é a causa dos males que os rodeiam.

Uma disputa metafórica é criada. A compreensão e o diálogo buscam espaço nesse antigo conflito enquanto Osvaldo, jovem protagonista do filme, vive um terrível embate contra o desejo de morte que vive rondando-o.

Ao mesmo tempo, indo furtivamente buscar água no rio que corta a fazenda, ele conhece a filha do fazendeiro. Um encontro em que a força do desejo transpassa e, ao mesmo tempo acentua, o desentendimento entre as civilizações.

Trailer

Ficha técnica

Duração: 108 minutos.
Ano de Produção: 2008.
Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Amedeo Pagani e Marco Bechis por Classic, Gullane Filmes, Karta Film e Raí Cinema.
Distribuidora: Paris Filmes.

Indicados

Direção: Marco Bechis.
Atrizes indicadas: Alicélia Batista Cabreira como Lia, Eliane Juca da Silva como Mami, Fabiane Pereira da Silva como Maria.
Atores indicados: Abrísio da Silva Pedro como Osvaldo, Ademilson Concianza Verga como Irineu, Ambrósio Vilhalva como Nadio.
Atrizes coadjuvantes indicadas: Chiara Caseli como Mulher do fazendeiro, Inéia Arce Gonçalves como Empregada.
Atores coadjuvantes indicados: Cláudio Santamaría como Capataz, Leonardo Medeiros como Fazendeiro, Matheus Nachtergaele como Dimas, Nelson Concianza como Shaman, Poli Fernandez Souza como Tito.
Roteiro original: Marco Bechis e Luiz Bolognesi.
Direção de fotografia: Hélcio Alemão Nagamine.
Direção de arte: Clóvis Bueno e Caterina Giargia.
Figurino: Caterina Giargia e Valeria Stefani.
Maquiagem: Uirandê Holanda.
Efeitos visuais: Doni II.
Montagem: Jacopo Quadri.
Som direto: Gaspar Scheuer.
Edição sonora: Gaspar Scheuer.
Mixagem: Gaspar Scheuer.
Trilha sonora: Domenico Zipoli.

Fotos