Home Sócios Acadêmicos

VÂNIA CATANI

Iniciou sua carreira no final da década de 80, através do vídeo independente. A partir da segunda metade da década de 90, com a chamada Retomada do Cinema Brasileiro, voltou-se para a produção cinematográfica, sempre mantendo um interesse particular pelo mercado independente. É sócia da Bananeira Filmes, fundada em 2001, uma das poucas produtoras brasileiras que se dedica exclusivamente ao cinema. Seus projetos são reconhecidos pela alta qualidade artística. Assinou a produção/co-produção de mais de 10 filmes, entre eles A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele, que estreou em 2008 na Mostra Um CertainRegard do Festival de Cannes e O Palhaço, de Selton Mello, visto por mais de 1,50 milhões de pessoas no Brasil.

2001 – O Fim do Sem Fim: longa documental de Beto Magalhães, Cao Guimarães e Lucas Bambozzi – Prêmio George de Beauregard no Festival de Documentários de Marselha (França) e Prêmio The Sole Honorable Mention no Fournos Culture (Grécia), entre outros.
2003 – Narradores de Javé: longa-metragem dirigido por Eliane Caffé. Recebeu vinte e três prêmios, entre eles: Melhor filme no Festival de Cinémades 3 Ameriques (Canadá); Melhor filme no Festival Un Cine de Punta (Uruguai); Melhor filme e roteiro no Festival de Bruxelas (Bélgica); Melhor Filme no Festival do Rio e Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Fribourg (Suíça).
2004 – A Espera: curta de animação em 35 mm dirigido por Ernesto Solis. Participação em todos os mais importantes festivais de curta-metragem brasileiros e internacionais, com destaque para a mostra competitiva do FipaRègie (Biarritz) e do Festival Internacional de Roterdã.
2008 –  Feliz Natal: longa-metragem dirigido por Selton Mello. Recebeu diversos prêmios como: Melhor Diretor no Festival Paulínia; Melhor diretor, ator e fotografia no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, entre outros.
2008 –  A Festa da Menina Morta: longa-metragem dirigido por Matheus Nachtergaele. Teve sua estreia internacional no Festival de Cannes, na mostra Un Certain Regard. Recebeu mais de vinte prêmios em festivais nacionais e internacionais, como: The Gold Hugo dado ao melhor filme de diretor estreante no Festival de Chicago; Melhor diretor e ator no Festival do Rio; seis prêmios no Festival de Gramado, incluindo Melhor Filme pelo Júri Popular; Melhor Filme Iberoamericano no Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay, entre outros.
2008 – Favela On Blast: longa documental dirigido por Leandro HBL. Co-produção com Mosquito Vídeo e Design e MadDecent.
2010 – O Último Romance de Balzac: documentário ficcional de longa-metragem dirigido por Geraldo Sarno. Co-Produção com Saruê Filmes.
2010 – A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho: documentário ficcional de curta-metragem dirigido por Alessandra Colasanti e Samir Abujamra.
2010 – Ensolarado: curta-metragem de ficção dirigido por Ricardo Targino. Participou dos mais importantes festivais nacionais e internacionais como Locarno, Berlim, Guadalajara, Toulouse e Festival do Rio.
2011 – Palhaços: curta-metragem de ficção dirigido por Andy Malafaya.
2011 – O Palhaço: longa-metragem de ficção dirigido por Selton Mello. Lançado comercialmente em outubro de 2011 em todo o Brasil, o filme foi sucesso de bilheteria, tendo ultrapassado a marca de 1,5 milhões de espectadores e ganhou mais de 25 prêmios, incluindo 12 categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2012.
2011 – No Lugar Errado:longa–metragem de ficção dirigido por Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti. Uma produção da Alumbramento/Ceará e do Grupo Experimental Desvio, que teve a co-produção da Bananeira Filmes.
2011 – O País do Desejo: longa-metragem dirigido por Paulo Caldas.
2012 – Billi Pig: longa-metragem dirigido por José Eduardo Belmonte.
2012 – La Playa: longa-metragem de Juan Andrés Arango, realizado em co-produção a produtora colombiana Séptima Films and Burning Blue, o Cine Sud Promotion (França) e a Hangar Films (Colômbia). O filme participou da seleção oficial da Mostra UnCertainRegard do Festival Internacional de Cinema de Cannes em 2012.
2012 – Claun: projeto transmídia de Felipe Bragança. Co-produção com a Duas Mariola Filmes.
2013 – Quase Samba: longa-metragem de ficção de Ricardo Targino.

Filmes em finalização:
El Ardor: longa-metragem dirigido por Pablo Fendrik. Produção da produtora argentina Magma Cine, que teve a co-produção da Bananeira Filmes, com Gael García Bernal e Alice Braga nos papéis principais.

Filmes em pré-produção:
Mate-me por favor: longa-metragem de Anita Rocha da Silveira.
Deserto: longa-metragem de Guilherme Weber.